domingo, 21 de maio de 2017

VASCO 2017: LIVRO "100 ANOS DA TORCIDA VASCAÍNA", 1998 CENTENÁRIO MONUMENTAL

                                           “Sou Vasco da Gama meu bem, Campeão de Terra e Mar”
                                                                 Musica da Unidos da Tijuca

1998                   Centenário Monumental

Coletividades esportivas criadas no final do século XIX, muitas agremiações estavam comemorando o centésimo aniversário nestes anos, mas com o fantasma do “azar” do centenário. Dos clubes brasileiros que comemoraram o seu centenário o Vasco é o único que pode se orgulhar em festejar com títulos. Primeiro veio com campeonato estadual e depois a conquista inédita da Taça Libertadores.
            A festa se prolongou durante todo o ano, inicialmente com o desfile da Escola de Samba Unidos da Tijuca com o enredo homenageando o centenário do clube em fevereiro. A ligação do clube com esta escola de samba já vinha estreita desde o final do ano de 1997 quando os torcedores comemoraram o título brasileiro na quadra da agremiação carnavalesca. Também a escolha da rainha das torcidas do Vasco de 1997 foi no mesmo local em dezembro.
            Nesta época as torcidas de São Paulo criaram suas escolas de samba, especialmente a Gaviões da Fiel e a Mancha Verde. Surgiu a idéia de fazerem o mesmo no Rio de Janeiro. No entanto, surgiu um boato que os banqueiros de bicho, que controlavam o carnaval, não deixariam criando uma série de impedimentos legais. Marcelo He-Man, presidente da torcida na época relembra o episódio: “sobre a tentativa de criar uma Escola de Samba da Força Jovem (...) até mantinham contato com a Unidos da Tijuca, que já tinham prontos vários esboços, que iam tentar desfilar na Av. Rio Branco (...) “Em 1996/97 tivemos essa idéia, de fazer uma Escola de Samba ligada ao Vasco. No início tinha uma galera que queria colocar o nome da Força Jovem (Unidos da Força Jovem). O problema que isso faria que pessoas mais conservadoras se aproximassem/participassem do Projeto. Concluímos que Unidos do Almirante seria mais interessante. O Mazinho, um antigo componente da FJV junto com Marcelo Bicudo, tinham uma forte ligação no mundo do samba, mas acabamos não tendo muito apoio do meio. Eu acho que existe um acordo velado entre as Escolas de não permitirem que aqui se transforme como é em São Paulo,  onde várias Torcidas tem Escolas de Samba e Blocos. Na época fizemos desenhos mas infelizmente não sei onde foram parar”[1].
            Enquanto no desfile na Marquês de Sapucaí, a torcida pode se manifestar livremente, nos estádios de futebol reinava a ditadura imposta pelo governo do estado e seu secretário de segurança pública, Nilton Cerqueira que impôs uma série de medidas para conter a violência mas de forma arbitrária e absolutista. Na ocasião se proibiu as faixas, os bambus e os instrumentos musicais. A justificativa: “o Comandante do Policiamento do Maracanã, o Major Coutinho, do 6º Batalhão da Polícia Militar (Andaraí) diz que a resolução de Cerqueira é fundamental para trazer de volta a torcida para os Estádios. “As faixas na arquibancada serviam para esconder drogas, bombas e fogos. Além disso, com as faixas, a PM não conseguia identificar os piores elementos com câmeras de vídeos. Eles se escondiam atrás delas”, disse. A resolução do General Cerqueira já estava valendo na final do Brasileiro de 1997, entre Vasco X Palmeiras, mas muita coisa entrou no Maracanã naquela ocasião. A festa sem cor é melhor do que os excessos de violência. A plástica do Maracanã é ver as arquibancadas lotadas. E isso só voltará a acontecer com a medida”, disse o Major, destacando que, mesmo com a proibição, ainda entram algumas bombas, mas que são fabricadas no Estádio”[2].
            Em abril de 1998, a seleção brasileira que se preparava para o Mundial da França, fazia uma partida amistosa com os argentinos no Maracanã  levando mais de 100 mil pessoas. Os vascaínos engrossaram o coro da torcida carioca que vaiaram impiedosamente o armador Raí. No segundo tempo a multidão enfurecida gritava: “Raí, pede pra sair”. Após o gol da Argentina começou a ecoar o “olééé” e a torcida chamar “timinho” e, naturalmente, “burro” para o técnico Zagalo. Melhor era os vascaínos continuarem de olho no Campeonato Estadual ...
            Em entrevista para o livro Heróis do Cimento, dedicado à memória dos torcedores cariocas, Amâncio César (TOV), relembra o campeonato carioca de 1998, quando o Vasco vence a competição apesar dos inúmeros boicotes promovidos pelos maiores rivais. Para César, este título conquistado no jogo contra o Bangu, em maio, teve um sabor especial: “Não adianta boicotar. Foi assim estes anos todos, mas nós somos grande, temos time, temos tradição (...) foi a vitória sobre o preconceito” (Mattos, 2007, p.165).
            Além dos clubes rivais, o clube vivia uma disputa interna. Preocupado com a oposição da Força Jovem e do MUV, Eurico mantêm os laços com algumas torcidas e garante a continuidade de eventos que lhe poderiam render apoios para a sua futura reeleição para deputado federal em outubro. Neste sentido que o clube patrocina em setembro o concurso da rainha da torcida do Vasco, a “Rainha do Centenário”, cedendo o ginásio de São Januário e colocando toda a infra-estrutura do clube para a organização do evento e sua publicação em um jornal: “O concurso, sob a coordenação de Iara Barros, Presidente do Jornal Cruzmaltino, foi um verdadeiro sucesso, ele contou com a participação dos Vices Presidentes do Clube, entre eles, o Dr Eurico Miranda, um dos patrocinadores do evento. Agradecemos a Comissão de Festa: Amâncio César, Edson Abran, David, Lurdes Maia, Lena e Paulinho, estão todos de parabéns pela organização do evento”[3], conclui a nota oficial.
            Antes da comemoração do centenário é realizado um encontro patrocinado por uma torcida de Seropédica que se chamou “o Primeiro Encontro de Torcidas Organizadas do Vasco”, com a presença de algumas Torcidas, entre elas Pequenos Vascaínos, representada pelos Diretores Zeca e Edson, Torcida Feminina Camisa 12, que estavam presentes Iara Barros, Sônia Soares e Bety Cardoso e a TOV, representada pelo o Diretor David”.
            Paralelamente o vereador Áureo Ameno faz uma homenagem ao centenário do Vasco presenteando com a medalha Pedro Ernesto a torcedora-símbolo do clube: Dulce Rosalina e o vice-presidente, Amadeu Pinto da Rocha. No evento esteve presente o ex-jogador Roberto Dinamite, candidato a reeleição a deputado estadual.
            O mês de agosto entraria para a história pela comemoração do centenário e pelo título da Libertadores conquistado no final do mês no Equador. Para o jogo contra o Barcelona de Guayaquil, dezenas de torcedores viajaram para acompanhar o clube. Um dos relatos é de uma torcedora da Força Jovem, Sueli de Araújo: “Eu estava num grupo de dos cerca de 100 torcedores do Vasco que viajaram de avião do Rio até Guayaquil no Equador. Foi realmente inesquecível. Saímos do avião e fomos num ônibus colorido até o hotel e de lá para o estádio. O problema que não havia espaço para a torcida adversária. Atravessamos um cordão de isolamento no meio do povo, sendo xingados de tudo até chegarmos a arquibancada. Ai a situação piorou, porque os meninos resolveram abrir caminho no braço em busca de lugar e houve uma briga generalizada. No meio da confusão a polícia retirou as mulheres para os camarotes que ficam em cima de onde estávamos. Depois os meninos também pularam para os outros camarotes, onde nós fomos muito bem recebido e pudemos assistir ao jogo comendo e bebendo de graça, um buffet que mais parecia uma ceia. Quando terminou o jogo com o Vasco Campeão, ficamos no Estádio, esperando a torcida do Barcelona de Guayaquil ir embora. Ai o Eurico nos convidou para seguir até o hotel e festejar com os jogadores. Nem é preciso dizer que naquela noite ninguém dormiu. Voltamos no mesmo avião que tinha um escudo do Vasco desenhado na porta. Quando estávamos chegando no Rio, vi que lá de cima uma multidão de torcedores estava preste a invadir a pista do Galeão pra comemorar. Nossa quanta emoção”[4]. De volta ao Rio de Janeiro, a massa faz uma grande festa, que se espalha pela cidade. Desde a chegada dos jogadores no aeroporto, passando pela uma imensa carreata até a chegada em São Januário.
            Com a estabilidade na economia e o sucesso do governo FHC que consegue sua reeleição em outubro[5], centenas de torcedores vascaínos compram passagens para Tóquio, a expectativa era que até 2.500 viajassem para acompanhar o clube que ajuda alguns torcedores: “o Vasco gastou cerca de R$ 500 mil em 50 passagens e algumas hospedagens para torcedores ilustres e Chefes de Torcida, só da Força Jovem são 20, e as agências de viagens estão na maior expectativa, calcula-se que 2.500 cruzmaltinos rumem para Tóquio[6].
            Na final contra o Real Madrid no Japão veio a decepção com a derrota para um adversário com um elenco milionário. Em campo o duelo ficou de igual para igual, com a equipe espanhola marcando o seu gol quase no final da partida, antes do Vasco perder uma chance clara de gol. Milhões de torcedores no Brasil acordaram cedo naquele dia  (horário de Brasília 8h) para acompanhar o time pela TV. Secando o clube vascaíno, os flamenguistas criaram (com apoio da imprensa) a Fla-Madrid.    
         Uma derrota sempre tem um sabor amargo mas o resultado final mostrou aos vascaínos que nosso time estava à altura dos melhores times do mundo. Não tínhamos do que nos envergonhar e voltamos para casa com a certeza de que o título poderia ter vindo para São Januário.  Bola pra frente e cabeça erguida.
Fonte: Livro “100 anos da Torcida Vascaína”, escrito pelo historiador Jorge Medeiros.


[1]  Marcelo He-Men Mendonça, ex Presidente da FJV em 2014. Fonte: torcidasdovasco.com.blogspot
[2] Fonte: Jornal do Brasil 09 de Março de 1998
[3] Fonte: Jornal Cruzmaltino Setembro de 1998.
[4] Jornal Meu Vascão em 2008.
[5] Na mesma época Roberto é reeleito deputado estadual e Eurico é um dos mais votados no RJ, conseguindo 105 mil votos. Ambos apoiavam a reeleição de FHC, Apesar de partidos diferentes muitos “santinhos” foram distribuídos  com a dupla.
[6] Fonte: Jornal do Brasil 27 de Novembro de 1998.

Vasco São Januário 1998

Vasco Japão 1998


Nenhum comentário:

Postar um comentário