sexta-feira, 3 de março de 2017

TOV 1963: DULCE NENHUM JUIZ SERVE PARA O VASCO

Ela é capaz, mesmo de gastar tudo o que tem, de sair de casa sem almoçar, as nove da manhã, para ir a Campo Grande, debaixo de sol ou chuva, pelo grande prazer de torcer pelo Clube do seu coração.
Assim é Dulce Rosalina , a Chefe da numerosa Torcida Organizada do Vasco da Gama, a única a acompanhar a equipe em certas excursões de curta distância ou em jogos do Torneio Rio São Paulo.
- Quanto a senhora gasta, em média, por jogo, D. Dulce?
Cerca de 3 a 4 mil cruzeiros. Pago, muita vez, ingresso de outros torcedores, pago passagens de ônibus, e as vezes, volto apenas com o dinheiro da minha passagem e dos meus filhos.
- O Vasco dá alguma ajuda financeira a Torcida Organizada?
Não recebemos nenhuma ajuda do Clube. Fazemos tudo de coração, porque somos Vascaínos.
- Quantas pessoas compõem a Torcida Organizada?
São muitas. Tomem nota, por favor: Laerte Crema, que tem sido um grande colaborador, é o Chefe da Bateria e da Bandinha do Almirante; Ramalho, que toca o talo de mamão; Tião, que me ajuda na confecção dos painéis e das bandeirinhas; Monteiro, que toca o prato; Francisco de Rosa, que toca maracá; Paulo e Zacarias, na bateria; Eli e Tião, que dão os famosos gritos de Casaca; os professores Ivan Monteiro, Oswaldo da Silva e José Luís Farias: e mais: Raimundo Gadelha, Fernando Xavier, Fernando e Norma Uchoa, Idalina, Aida, Madame Bastos, Conceição, D. Ermelinda, D. Uberlinda, Agostinho, Terezinha, Vanda, Carlota, Wilson, Adílson, José Bezerra e muitos outros. Vão todos uniformizados. Quem maneja o reco-reco é o Laerte. O reco-reco é uma homenagem da Torcida do Toluca do México, que nos foi trazido pelo goleiro Humberto.
- Qual o jogador que a Torcida do Vasco recorda com mais saudades?
O Belini, que foi um ídolo e nos deixou muita saudade. O ex zagueiro Haroldo também ainda é muito lembrado. Dos antigos, que continuam no Clube, Sabará é muito querido.
- Qual o jogador que trata melhor a Torcida?
O Humberto e o Célio. São dois rapazes de muita educação.
- Qual o melhor treinador que a Torcida já viu passar pelo Clube?
Gentil Cardoso, que levantou o futebol do Vasco, ganhando o campeonato de 1952. Depois dele, foi Martim Francisco em 1956. Outro bom treinador foi o Seu Gradim, que deu ao Vasco o seu maior título: Super Super Campeão em 1958.
- Houve movimento da Torcida para a volta de Gentil?
Houve sim. Chegamos a ter mil e duzentas assinaturas para ver se o Seu Gentil voltava a ser o técnico do Vasco.
- Por que? A Torcida não confia em Jorge Vieira?
Não. Mas vamos mudar de assunto.
- Qual a maior alegria da Torcida Vascaína até hoje?
Foi no campeonato de 1956, no jogo com o Fluminense. O Vasco estava perdendo de 2 a 0, no primeiro tempo, e foi ganhar de 3 a 2, com gols de Válter e Livinho (2).
- E a maior tristeza?
Foi quando o Vasco perdeu a chance de ser bicampeão do Torneio Rio São Paulo, ao ser derrotado pelo Santos, por 3 a 0, no Pacaembu, em 1959.
- Qual o melhor juiz, para os olhos da Torcida Vascaína?
Sinceramente, nenhum deles tem servido para o Vasco. Todos tem prejudicado nosso Clube. Dos bandeirinhas, o melhor é o Sr Amaro de Souza Gomes, gerente de uma casa comercial na Praça Saens Penã.
- A Torcida do Vasco faz promessa para o time vencer?
Não. Quando o time vence, nós acendemos velas para Nossa Senhora das Vitórias, que é nossa protetora.
Dona Dulce Rosalina é carioca, da Avenida Francisco Bicalho, perto da Ponte dos Marinheiros. Sócia do Vasco, desde 1948, deixou os campos ao contrair matrimônio com o ex craque Ponce de Leon, do São Paulo, Palmeiras e Botafogo. Desquitando-se, tornou ao Rio em 1953 e três anos depois, solicitou sua readmissão no quadro social Vascaíno. Em 1956 mesmo, com a morte do pai de Margarida, então Chefe da Torcida, atendeu D. Dulce ao convite de Tião, Ramalho e do Presidente Artur Pires, passando a chefiar a Torcida Organizada. D. Dulce tem um casal de filhos: Norival de 13 anos e Maria de Lourdes de 11 anos. Ambos Vascaínos, lógico. Mas a garota fica na dúvida: não sabe se torce mais pelo Vasco que pelo Sabará. É fã de graça, do veterano extrema.
- Como a senhora escalaria uma equipe Vascaína de todos os tempos?
No gol, o imortal Barbosa; zagueiros, Augusto e Haroldo ou Rafanelli ou mesmo, o grande Belini; linha média, a maior que o Vasco já armou: Eli, Danilo e Jorge. E, o ataque seria com Sabará, Ademir, Célio, Lorico (tão bom quanto o saudoso Maneca, ou o grandalhão Ipojucan) e, na ponta-esquerda, o velho Chico.
- O maior prazer da Torcida Vascaína é ganhar do Flamengo?
Sem dúvida. Apesar disso, sou muito amiga do seu Jaime de Carvalho. Acho que ele é um grande Chefe de Torcida.
Rebatendo acusações de alguns jogadores, disse a Chefe da Torcida Organizada do Vasco.
- Não vaiamos jogadores por mais errado que joguem. Gostamos de aplaudir, de incentivar. A Torcida do Vasco só grita quando tem razão. Estamos esperando o título há quatro anos, vivendo de promessa. A Torcida do Vasco é fiel, é a Torcida que sofre, que chora, que ri. Mas incentivo do que temos dado é impossível.
Finalmente, D. Dulce Rosalina disse a RE.
- A Torcida Organizada do Vasco apoiará a candidatura a Presidente do Sr Manuel Joaquim Lopes, esperando que seja o vitorioso nas eleições de Novembro próximo.
Acreditamos seja ele a salvação do Vasco.
Fonte: Revista do Esporte 21 de Setembro de 1963 

TOV Revista do Esporte 1963

TOV Revista do Esporte 1963

TOV Revista do Esporte 1963

TOV Revista do Esporte 1963

TOV Revista do Esporte 1963



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Nessa semana eu estava pesquisando o ano de 1963. Depois eu vou te apresentar a "torcedora" Chica da Silva.
    Nesse ano a torcida fez muitos protestos. Parece que inaugurou um tipo de vaia coletiva com assovios. Li que a torcida do Flu copiou e comprou apitos para vaiar seu time...

    ResponderExcluir